Insights / Blog

10/11/2023

4 DICAS DE COMO SE PREPARAR PARA UM EVENTO DE LIQUIDEZ

Um dos maiores desafios de uma empresa é se preparar corretamente para ser vendida, seja completamente, seja de forma parcial, já que isso envolve uma série de processos e decisões, conhecidos como evento de liquidez.

Além de impactar diretamente naqueles que a estão vendendo, esse tipo de evento também impacta a própria empresa, que pode ser beneficiada ou prejudicada por ele, de acordo com as decisões estratégicas tomadas.

O objetivo desse artigo é promover o entendimento acerca do que é um evento de liquidez, destacando quais os principais cuidados a serem tomados, os principais tipos de evento de liquidez e algumas dicas para se preparar para ele. Confira abaixo e tenha uma ótima leitura!

 

O que é um evento de liquidez?

Conceitualmente, um evento de liquidez é aquele que permite aos investidores iniciais de uma empresa se desfazerem dela, seja de forma parcial ou total, por meio da venda da companhia, de sua fusão ou de sua cisão.

 

Quais os cuidados a serem tomados?

Quando falamos de um evento de liquidez, é importante tomar alguns cuidados, já que ele representa uma grande mudança na empresa. Além dos impactos diretos, como a transferência de propriedade do negócio, existem também os impactos indiretos, como o valor de mercado, percepção do cliente e satisfação dos acionistas. Todos esses impactos têm sua relativa importância e não devem ser negligenciados durante o processo. Listamos abaixo alguns pontos a serem observados com cautela:

 

  • Garanta o sigilo da operação, desde a primeira abordagem até a concretização da venda;
  • Consulte se o interessado na compra tem capacidade financeira para a operação e também se existe fit entre o negócio e o comprador;
  • É importante entender os prazos para a realização da venda e as condições em que ela será efetuada;
  • No caso de venda parcial, também é importante entender se haverá alinhamento entre você e o novo sócio.

 

Quais os principais tipos de evento de liquidez?

É importante conhecer quais são os principais tipos de evento de liquidez, já que cada um deles envolve situações e cuidados distintos, especialmente na maneira como o processo de venda é gerido. Confira abaixo:

 

  • Venda da companhia: no evento de liquidez por venda da companhia, seja ele total ou parcial, o empresário realiza a transferência de propriedade da empresa para terceiros, impactando nos processos administrativos, operacionais e funcionais. Esse costuma ser o tipo de evento de liquidez mais comum, em que o empresário pode ou não se afastar das operações da empresa;
  • Fusão: também é possível que o evento de liquidez decorra da fusão entre empresas, dando origem a uma nova empresa, que passa a operar os negócios após a concretização do negócio;
  • Cisão total ou parcial: processo contrário da fusão, a cisão consiste na separação, total ou parcial, de uma empresa em duas ou mais empresas, novas ou já existentes, pela transferência do patrimônio da empresa cindida. Na cisão total, a empresa cindida deixa de existir, enquanto na cisão parcial ela continua existindo, mas com capital alterado.

 

Dicas para se preparar para um evento de liquidez

Agora que você entendeu melhor o que é um evento de liquidez e quais são seus principais tipos, oportunidades e consequências, é interessante saber como se preparar para ele.

 

1. Estude e planeje a decisão de vender a empresa

A venda de uma empresa é um processo longo, exigente e que pode ser árduo, tanto para quem está vendendo quanto para quem faz parte da empresa, como colaboradores, fornecedores e clientes, entre outros.

Além disso, de acordo com o tipo de venda e as condições da negociação, essa também é uma decisão que pode mudar completamente a rotina pessoal e profissional de quem vende, o que pode ser traumático caso você não esteja plenamente satisfeito com a mudança.

Por isso, é importante estudar e planejar a decisão de venda, procurando compreender seus impactos diretos e indiretos, as mudanças decorrentes dessa decisão e se organizar para que o evento de liquidez da companhia corra de forma satisfatória.

 

2. Realize a avaliação do valor de venda da empresa

Outro ponto importante é realizar uma avaliação criteriosa do valor de venda da empresa antes de abrir a busca por um comprador ou aceitar uma oferta de venda. Esse processo, conhecido pela expressão em inglês valuation, analisa qual o cenário atual do mercado de atuação de sua empresa, seu potencial de retorno e seu posicionamento perante os concorrentes, entre outros fatores.

É interessante contar com um profissional especializado na avaliação do valor de empresas para que a análise seja feita de forma transparente e objetiva. Isso tem como objetivo garantir que não seja pedido um valor fora da realidade de mercado, tanto para mais quanto para menos.

 

3. Compreenda os efeitos tributários e contábeis da venda

Um evento de liquidez, seja total ou parcial, gera efeitos legais, tributários e contábeis, que devem ser compreendidos em sua totalidade antes da venda. É importante entender quais são os encargos decorrentes da venda, os impostos incidentes sobre o patrimônio gerado, os procedimentos legais para a transferência de propriedade e os processos de escrituração contábil envolvidos na venda.

 

4. Conte com suporte especializado

Por último, como já dissemos, o suporte especializado para o evento de liquidez de uma empresa pode ser fundamental, especialmente para evitar problemas posteriores e garantir que todos os envolvidos tenham seus direitos garantidos e respeitados.

Como é possível perceber, um evento de liquidez envolve uma série de fatores que devem ser analisados de forma cuidadosa. Por impactar diretamente no patrimônio e na saúde financeira da empresa, é fundamental que o processo seja gerido de forma responsável.

Por isso, é válido se informar a respeito de todos os procedimentos necessários para a venda da empresa, seja de forma total ou parcial, além de contar com suporte jurídico, contábil, fiscal e tributário especializados.

 

O que você achou de entender melhor o que é um evento de liquidez, conhecer os principais cuidados e consequências desse processo, os principais tipos de evento de liquidez e de nossas dicas para se preparar para ele? Se você gostou, compartilhe o conhecimento em suas redes sociais!